




Brian Russell De Palma é um cineasta norte-americano. Os seus trabalhos exploram principalmente temas de suspense, assassinato, e desordem psíquica, entre outros. Pelo seu estilo cinematográfico, De Palma é considerado por muitos como o sucessor de Alfred Hitchcock. Foi casado, de 1979 a 1984, com a atriz Nancy Allen, que estrelou alguns de seus filmes do período, como Vestida para Matar e Blow Out.
Ficha
Nome: Brian Russell de Palma
Nascimento e local: 11/09/1940, Newark, NJ
Morte e local:
Ocupação: diretor
Nacionalidade: americano
Casamento: Nancy Allen
Biografia
Brian nasceu em 11 de setembro de 1940 em Newark. Estudou Física, mas descobriu que sua grande paixão era o cinema. Desde cedo admirava os diretores Alfred Hitchcock, Roman Polanski e Jean-Luc Godard. Após lançar alguns filmes de forma independente, ganhou fama com o filme “Sisters” (1973). A influência de Hitchcock é clara em sua obra, sobretudo em filmes como Carrie (1976) e “O fantasma do paraíso” (1974).
Dentre seus grandes sucessos encontram-se Scarface (1983) e Platoon (1986).
FILMOGRAFIA
* 2010 - The Untouchables: Capone Rising
* 2007 - Redacted
* 2006 - Dália Negra (The Black Dahlia)
* 2002 - Femme fatale (Femme fatale)
* 2000 - Missão: Marte (Mission to Mars)
* 1998 - Falling Sky (co-diretor)
* 1998 - Olhos de Serpente (Snake Eyes)
* 1996 - Missão Impossível (Impossible)
* 1993 - O Pagamento Final (Carlito's Way)
* 1992 - Síndrome de Caim (Raising Cain)
* 1990 - A Fogueira das Vaidades (The Bonfire of the Vanities)
* 1989 - Pecados de Guerra (Casualities of War)
* 1987 - Os Intocáveis (The Untouchables)
* 1986 - Quem tudo quer, tudo perde (Wise Guys)
* 1984 - Dublê de corpo (Body double)
* 1983 - Scarface (Scarface)
* 1981 - Um Tiro na Noite (Blow Out)
* 1980 - Vestida para Matar (Dressed to Kill)
* 1979 - Terapia de Doidos (Home Movies)
* 1978 - A fúria (The Fury)
* 1976 - Carrie, A Estranha (Carrie)
* 1976 - Trágica obsessão (Obsession)
* 1974 - O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise)
* 1973 - Irmãs diabólicas (Sisters)
* 1972 - O homem de duas vidas (Get to Know Your Rabbit)
* 1970 - Dionysus
* 1970 - Hi, Mom!
* 1969 - Festa de casamento (The Wedding Party)
* 1968 - Quem anda cantando nossas mulheres (Greetings)
* 1968 - Murder à La Mod
* 1966 - The Responsive Eye
* 1966 - Show Me a Strong Town and I'll Show You a Strong Bank (Curta)
* 1965 - Bridge That Gap (Curta)
* 1964 - Jennifer (Curta)
* 1962 - Wotan's Wake (Curta)
* 1961 - The Story of an IBM Card (Curta)
* 1960 - Icarus (Curta)
Nasceu o 11 de setembro de 1940 em Newark, Nova York. Filho de um cirugião, desde pequeno interessou-se pelas ciências e em duas ocasiões ganhou a "National Science Fair Competition" (Concurso Nacional de Ciências).
Enquanto estudava no cursoa de Física, descobriu sua paixão pela sétima arte, interessando-se especialmente pelo trabalho de Alfred Hitchcock, Roman Polanski e Jean-Luc Godard. De 1962 a 1964 estudou Arte dramática no Sarah Lawrence College de Nova York e dirigiu vários curtametragens.
Depois de sete produções independentes, na que destaca sua primeira mirada para a guerra e em especial à guerra no Vietname "Greetings" (1968) com o ator Robert De Niro, ganha a fama com o filme "Sisters" (1973) e usa pela primeira vez o estilo voyeurista que depois será, junto com as telass divididas, uma característica em sua carreira.
O sucesso deste filme leva-lo a fazer um cinema onde o thriller tinha a influência Hitchcockiana, e este seria seu estandarte, e ainda faria duas obras de género fantástico, "O fantasma do paraíso" (1974) e sobretudo o descomunal sucesso da primeira adaptação de uma novela de Stephen King "Carrie" (1976) o que marcou como um dos autores mais importante do novo cinema de Hollywood que surgiu nos anos 70. Como curiosidade, vale assinalar que George Lucas e ele, ficaram grandes amigos e, fizeram uma parceria para "Carrie" e "Star Wars" e Também ajudou a redigir o texto que aparece na primeira cena deste filme.
Já nos anos 80 acumularia sucessos e fracassos em partes iguais. Sempre que voltava ao thriller e ao estilo hitchcock triunfava ("Vestida para matar" e "Dublê de corpo") mas suas inquietudes o levaram a aceitar o encargo de rodar uma nova versão do clássico "Scarface," de (1932) com Ao Pacino como grande estrela. Embora hoje "Scarface" seja um clássico, na época que foi lançado foi atacado pela crítica, e se supunha um enorme fracasso comercial o que fez com que Pacino
rodasse um único filme até 1989
Depois de rodar, incompreensivelmente, uma comédia absurda onde a personalidade do diretor não não era vista em nenhuma parte, "Wise guys", chega ao ápice de sua carreira com outro trabalho de responsabilidade, "The Untouchables". Pioneiro na adaptação de séries televisivas ao cinema, tanto a crítica como o público a respaldaram.
No filme reúne-se um magnífico plantel de atores onde se vêem disputando, Kevin Costner e Andy García e o explendido Sean Connery, que ganharia o Oscar de melhor ator por seu papel no filme, e Robert De Niro deslumbrante no papel de All Capone.
Depois deste sensacional sucesso, De Palma volta os olhos a sua velha obssessão sobre Vietnan aproveitando a os prêmios de "Platoon" (1986).
Nesta ocasião relembra uma notícia que o marcou naa juventude, a violação de uma jovem Vietnamita nas mãos de soldados americanos.
AO filme, apesar de suas boas intenções, fracassou na bilheteira e foi ignorado apesar (ou quiçá por culpa do) emergente Michael J. Fox como protagonista.
Esta historia ele iria retomar anos depois em "Redacted" (2007) mas desenrolada na guerra do golfo.
"Snake Eyes" e "Missão a Marte" tentaram ser, igual que a anterior, veículos de lucimiento de Nick Cage a primeira e de tentativa de consolidar a posição dos emergentes Gary Sinise, Dom Cheadle, Connie Nielsen e Jerry Ou'Connell e afianzar o estatus de Tim Robbins, mas em ambos casos as cifras não foram o suficiente para chamar a atenção, apesar de ser filmes esforçados, ainda que não notáveis.
Após "Mission to Mars", e de uma série de problemas com a indústria de Hollywood, muda-se a França, onde reside, e encontra varios produtores, com os que vem a filmar "Femme Fatale". Este filme, apesar de receber criticas negativas, é
considerado por críticos de renome como Roger Ebert, como um excelente filme.
Alguns anos mais tarde, se reencontra com o produtor Art Linson (produtor de "The Untouchables" e "Corações de ferro" e regressa aos Hollywood para dirigir "The Black Dahlia", também com péssimos resultados.
Depois deste último fracasso volta a suas origens, ao cinema de pequeno formato,e à obsessão sobre a guerra e à ruptura visual à que acostumou ao público com "Redacted", mas como todos os filmes bélicas ambientadas no conflito do golfo, esta também passou despercebida.
Tradução de Geraldo de Azevedo
http://www.nostalgiabr.com/biografias/briandepalma.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário